Sobre mim

BLOG DE MIGUEL MATOS

“DAR VIDA ÀS ORGANIZAÇÕES FAZENDO-AS CRESCER, TORNANDO-AS EFICIENTES”

ÚLTIMOS ARTIGOS

Miguel Matos é o Fundador e CEO da APAMM Consultores de Gestão, empresa onde desde 1997 aplica o seu método de transformação de Empreendedores em Donos De Um Negócio.

Ele é um reputado consultor de gestão e desenvolvimento de negócios, especialista em planeamento estratégico e avaliação económica e financeira projetos de investimento.

SOBRE MIGUEL MATOS

TRÊS RAZÕES PELAS QUAIS VOCÊ NÂO DEVERIA ESTAR AQUI:

Olá, eu sou Miguel Matos.

É muito curioso ver a página “Sobre Mim” em websites como este, pois eles estão escritos na terceira pessoa … apesar de serem normalmente escritos pelo proprietário do website. Eu próprio já o fiz.

Mas desta vez, após algumas tentativas, abandonei essa abordagem e decidi escrever esta página como se fosse uma carta a um amigo.

O que… por várias razões, de facto é.

De qualquer forma, o que quer saber?

Eu tenho 49 anos de idade. Vivo em Portugal, no concelho de Vila Nova de Famalicão e tenho um filho com 17 anos chamado José Miguel.

Mas julgo que isto não é bem o que quer saber.

Provavelmente está a pensar neste momento,
Esta pessoa vale o meu tempo e a minha atenção?
Para muitos leitores a minha resposta é NÃO.

E porque não?
Ora, por várias razões. Vejamos as três principais:

Eu não o posso ajudar a ficar rico rapidamente.

Por alguma razão, as pessoas fazem este raciocínio: “quero ser dono de um negócio” para “ser rico rapidamente”.

Eu compreendo. Quando criei o meu negócio em 1997 esse pensamento atraía-me. Pensava que rapidamente iria ganhar muito dinheiro de forma consistente e obter um elevado nível de vida gerindo um grande número de pessoas.

Bem, não foi bem assim.

Eu obtenho um rendimento consistente, a maior parte dele sem que para isso tenha de trabalhar, mas foi preciso dedicar muitos anos da minha vida a conceber e a aperfeiçoar um negócio, um sistema de produção de riqueza autónomo de mim.

E ainda é preciso dedicar-lhe um pouco de atenção para que ele continue alinhado, consistente e em crescimento constante.

Por isso, se não está preparado para se comprometer com tempos difíceis, e dez vezes mais esforço do que esperava, eu não sou a pessoa que procura.

Se não pretende ser livre
para usar o seu tempo como desejar,
não vai gostar do que tenho para lhe oferecer.

Não, eu não vendo liberdade.
Veja então porque lhe estou a dizer isto.

Obtenha formação e competências em algumas áreas do negócio que pretende criar e leia muito sobre gestão de empresas.

Crie um negócio e comece a contratar os seus colaboradores.

Isso funciona?

Sim. Provavelmente, sobretudo a curto prazo vai ganhar com certeza muito dinheiro. Mas se fizer apenas isso, você não tem um negócio. Você tem uma fonte de rendimento suportada por uma situação insustentável.

Você apenas ficou preso, com um rendimento incerto, na armadilha da roda do rato, iludido pela quantidade de dinheiro que está a ganhar, tal como um rato vive iludido a correr dentro da roda, com a enorme quantidade de comida a que consegue chegar de vez em quando, correndo muito depressa.

Se não pretende ser livre, trabalhe por conta de outrem. É bem mais relaxante e financeiramente mais seguro.

Se está à procura da “Forma Fácil”,
eu não quero ajudá-lo.

É importante que perceba o que lhe estou a dizer.
Eu posso ajudá-lo, mas simplesmente não o ajudo.
Eu sou capaz de o ajudar, mas recuso-me a fazê-lo.

Porquê?
Porque quando eu ouço alguém dizer, “Qual é a maneira mais fácil”, o que eu realmente estou ouvindo é, “Eu não estou totalmente empenhado no sucesso a longo prazo do meu próprio negócio… e, portanto, não estou totalmente empenhado no sucesso a longo prazo dos meus clientes.”

E no que isso realmente se traduz é em: “Eu não quero
trabalhar”.

Repare bem, sistematizar e otimizar um negócio que criou até que ele se torne autónomo de si próprio é um processo longo e exige muito trabalho e dedicação.
De facto, quando está montado e a funcionar em pleno, pode ser o que imagina: uma fonte de rendimento passiva enquanto você dorme.

Mas isso exige muito trabalho e dedicação e exige alguma atenção para o manter a funcionar e a crescer sustentadamente.

Como é que eu sei, que os seus produtos e serviços são realmente bons?

Bem, a atitude mais inteligente a ter, é simplesmente obter alguns dos meus materiais grátis.

Se gostar, provavelmente também vai gostar dos meus ensinamentos e metodologias. Se não gostar, não gosta.

Mas eu penso que é suposto que eu aqui exponha, como é costume, a minha “breve biografia auto elogiante”, por isso aqui vai:

Eu comecei a minha carreira profissional logo após obter a licenciatura em Economia na Faculdade de Economia do Porto, em 1993, como Diretor Financeiro em pequenas empresas.

Ao final de dois anos fiquei desempregado devido à falência da última empresa para quem trabalhei por conta de outrem.

Tinha acabado de casar com a minha esposa Adelina Paula e pouco depois fundamos a APAMM Consultores de Gestão.

Dediquei-me intensamente à conquista dos meus primeiros clientes e à realização de Estudos de Viabilidade Económica e Financeira de projetos de investimento e candidaturas a fundos comunitários da União Europeia.


Ao mesmo tempo apliquei a minha especial apetência para as novas tecnologias e desenvolvi a minha própria folha de cálculo em Microsoft Excel para realizar aqueles estudos de viabilidade, que vendemos a mais de 350 empresas em Portugal. Com isso tornamo-nos uma referência no mercado neste serviço.

Ainda está aqui? Que bom!

Eis o que pode esperar de mim.

Estratégias e táticas realizáveis que pode usar no seu negócio de imediato, gratuitamente… que são normalmente seguidas de:

Propostas de venda concretas.

Acredita que lhe acabei de dizer bruscamente, de forma nua e crua, que irá receber de mim, propostas de venda concretas?

Bem, mas porque não haveria de lhe dizer isso?

Quero dizer, veja bem – eu sou um consultor em gestão e desenvolvimento de negócios. Todos nós ganhamos a nossa vida vendendo o que sabemos fazer. Eu vou tentar vender-lhe algo e não o farei de forma disfarçada.

No entanto – essas propostas serão sempre precedidas da oferta de algumas estratégias e táticas realmente valiosas que poderá usar imediatamente.
Essas ofertas são grátis.

A ideia é que você pense para si próprio: “Espetacular, este conteúdo grátis realmente ajudou-me. Acho que vou experimentar aquele produto ou serviço pago.”

Muito simples, certo?

Eu chamo-lhe o velho truque: “Demonstre que pode ajudar, ajudando realmente.”

Funciona sempre. Porque é empático. Porque é verdadeiro!

Mas já quase 10 anos mais tarde percebi que a minha vocação era aconselhar as pessoas partilhando com elas o que tinha aprendido.

Descobri que tinha uma capacidade natural para estabelecer empatia com as pessoas e fidelizá-las. Vários clientes e parceiros diziam-me mesmo que eu era capaz de “vender o que eu quisesse a quem eu desejasse.”

O meu cérebro traduzia-me essa mensagem neste conceito “dedica-te a ajudar as pessoas a melhorarem os seus negócios, porque essa é a tua missão na vida.”

E de fato – isso resultou.
Ganhei dinheiro?
Sim.
Mas, foi mais difícil do que fazê-lo da forma mais correta?
Sim.


De qualquer forma – por pura sorte, após já ter obtido o meu MBA Executivo na Porto Business School, descobri um livro fantástico, chamado “Um Novo Mundo”, do mundialmente reconhecido líder espiritual Eckhart Tolle, que fala sobre a natureza do ser humano.
De seguida, inspirado pela minha ânsia constante de conhecer mais, comprei e li vários livros clássicos sobre enriquecimento e desenvolvimento pessoal.

E após alguns anos a tentar passar a mensagem de como otimizar os resultados dos negócios como consultor de gestão de empresas, percebi que a forma como o estava a fazer não era a mais eficaz.

Tomei então a decisão de escrever num único livro, de forma estruturada e fluida e numa linguagem acessível, todo o conhecimento que tinha agregado até então. E descrever nesse livro como é que eu próprio atingi o sucesso como gestor de um negócio.

Foi assim que transformei a minha profissão de consultor de gestão de empresas em consultor de gestão estratégica e de desenvolvimento de negócios.

Aqui está como o poderei ajudar, especificamente

O meu foco principal é oferecer-lhe ensinamentos e uma metodologia para que se torne livre, obtendo independência financeira como dono do seu próprio negócio.

Essa metodologia está descrita no livro de que sou autor, cujo título é “Seja Livre, Sendo Dono De Um Negócio”.

Viver com independência financeira é na minha opinião o grande objetivo da generalidade dos seres humanos. A maior parte de nós, buscamos esse estado durante toda a nossa vida sem nunca o conseguirmos atingir.

Para isso eu focar-me-ei a mudar a sua atitude perante o negócio que criou ou que pretende vir a criar.

Faço isso demonstrando-lhe a forma concreta de percorrer os passos de um empreendedor até se tornar “livre” – financeiramente independente – dono do seu negócio, isto é dono do seu tempo.

Aqui está a minha proposta de venda para si:

Vá à página inicial deste meu website e leia alguns dos meus artigos.

Veja também alguns vídeos no meu canal do Youtube.

Se gostar deles, deixe-me o seu contato para receber lições grátis e eventualmente nos encontrarmos e conversarmos sobre si, sobre os seus objetivos de vida e o seu negócio.

Se eles o ajudarem, considere comprar algum dos meus programas de desenvolvimento de negócios e porque não o meu livro “Seja Livre, Sendo Dono De Um Negócio”.

Muito simples, certo?

Obrigado por ler esta página e vamos ao trabalho!

 


Miguel Matos